Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveis

Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveis

Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveis

Caro ou cara amante de motos que está pensando em viajar, você deve estar com muitas dúvidas sobre a viagem de moto, afinal, o que levar?

Por isso, preparamos algumas dicas de itens essenciais para a sua viagem, que irão te proteger, ou tornar sua viagem mais confortável.

Mas antes disso, é bom ressaltar que o equipamento básico continua valendo, ou seja, nem pense em pegar a estrada sem capacete e jaqueta adequados. 

Não deixe se iludir por uma fiscalização menor na estrada, isso vai muito além de uma questão jurídica, é da sua vida e segurança que estamos falando.

Bom, recados dados, vamos começar!

 

Em viagem de moto, precisa levar muita coisa?

Geralmente, as pessoas veem as viagens de moto como algo muito complicado, sendo obrigatório carregar um monte de equipamentos complexos.

Mas, na realidade, é mais simples do que parece, na verdade, em viagem de moto, se leva poucas coisas, justamente por ser um veículo de pequeno porte.

Os acessórios já são pensados na leveza para não gerar estresse nem peso extra.

Falando de forma geral, além do equipamento básico de segurança, capacete, jaqueta, entre outros, e suas roupas, são necessárias pouquíssimas coisas.

Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveisNa realidade, é bom que você não leve muita coisa, apenas o necessário. Excesso de peso pode dificultar o equilíbrio, e ainda sobrecarregar a moto, a danificando.

É mais uma questão de saber o que você precisa, e escolher bem o produto.

Viagem de moto é arriscada?

Viagens de moto costumam ser bem tranquilas.

Basta apenas uma boa preparação antes da viagem, como levar a moto para revisão, optar por uma boa roupa para viagem, tanto a roupa de segurança quanto aquela que você irá usar por baixo.

Antes de começar a jornada, verifique se está tudo certo com o moto, dê atenção especial para as correntes, testando se estão bem lubrificadas, e como está os estados dos pneus, considere em trocá-los caso estejam muito gastos.

Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveis

Na estrada, mantenha a atenção redobrada, e fique esperto com caminhões, carros, demais motociclistas, animais que podem aparecer do nada, entre outros.

Caso seja uma viagem muito longa, faça algumas pausas, para se hidratar e descansar, entretanto, não fique muito tempo parado, principalmente no acostamento, pois pode ficar vulnerável para assaltantes.

Tomando os devidos cuidados, sua viagem irá ser bem tranquila e com certeza, você vai querer viajar de moto mais vezes.

 

Viagem de moto, o que levar?

Para uma viagem de moto bem sucedida, recomendamos que leve os seguintes equipamentos:

Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveis

Esse não é o baú da felicidade, mas pode tornar sua vida na estrada muito mais fácil.

O baú é acoplado na parte de trás da moto, e como o próprio nome dá a entender, serve para levar seus pertences. Ele não é útil para levar objetos grandes, como muitas roupas, mas é ótimo para levar pequenas cargas.

O recomendado para a estrada é levar um baú trancado por chave, assim, você ficará mais tranquilo quando fizer alguma parada ou se tiver que ficar longe da sua moto.

Uma dica é usar o mesmo chaveiro para a chave da moto e do baú.

 

Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveis

O conjunto de chuva é importantíssimo para te proteger do mau clima.

Por mais que você conheça o clima do lugar para onde está indo, e tenha checado a previsão do tempo várias vezes antes de sair de casa, estamos vivendo uma época de clima imprevisível.

Então, escute aquele velho conselho de mãe e leve alguma proteção para a chuva.

Para ser um bom conjunto para chuva, é preciso ter respiradores nas costas, que ajudam em dias quentes, de preferência com bolsos internos para proteger seus objetos, com reflexos nas costas para viagens noturnas.

Importante ressaltar que o conjunto para chuva não serve para aquecer, apenas te protege contra chuvas.

 

Mesmo que a estrada que você vai pegar seja ótima, é melhor prevenir do que remediar, por isso, sempre leve um “kit” para reparo de pneu.

Em qualquer estrada, existem muitos resíduos que podem prejudicar um dos pneus da moto, então é muito importante estar preparado para essas situações.

Caso não tenha experiência com a manutenção dos pneus, treine em casa um pouco, assista alguns tutoriais no YouTube, ou peça ajuda aos amigos. O principal é você conseguir fazer o básico.

 

Essa é uma ferramenta multiuso, que só depende da sua criatividade.

Com um bom elástico, você pode amarrar qualquer coisa a sua moto, seja um pneu extra, suas malas, ou qualquer coisa do gênero. Além de ser muito útil para aquelas famosas gambiarras na estrada.

Quando for viajar, não esqueça do elástico, com certeza ele irá lhe fazer falta.

 

Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveis

Ferramentas sempre são úteis, mas em uma viagem de moto, acabam sendo essenciais. Mesmo que você ache que não irá precisar delas, é melhor prevenir do que remediar.

O ideal é levar um kit para os pneus, caso precise trocá-los, assim como pastilhas para freio, lubrificante para as correntes, além de, é claro, um conjunto básico de ferramentas.

 

 

  • Kit de primeiros socorros

Acidentes sempre podem acontecer, na estrada esses riscos

 aumentam consideravelmente, garante sua segurança sempre levando um kit de primeiros socorros.

Garanta que esse kit esteja abastecido com gaze, antissepicos, analgegico, band-aid, antialergicos, entre outros. Também é bom incluir remédios que você já usa normalmente. 

 

  • Kit lanterna

Esse item é importantíssimo para quem vai viajar de noite.

Mesmo que seu farol esteja em bom estado, leve algumas lanternas com baterias extras. É muito perigoso ficar sozinho completamente no escuro, leve pelo menos duas lanternas para não arriscar a sorte.

Existem outros itens muito importantes que não listamos aqui, recomendamos que você pesquise mais a fundo o assunto, principalmente se for sua primeira viagem.

Dá uma olhadinha no site da Angels Moto, estamos com vários equipamentos exclusivos para viagens de moto.

 

Porque as pessoas gostam tanto de viagem de moto?

Viagem de moto, o que levar? 7 dicas imperdíveisA maior parte do público não entende o porquê das pessoas gostarem tanto de viajar de moto, enquanto existem outros veículos que em tese são mais seguros e confortáveis, como carros e ônibus.

Contudo, existem situações que só uma moto pode proporcionar.

Como maior socialização, vários motociclistas viajam em grupo, pequenos ou grandes, que permite alguma troca de gestos durante o trajeto e boas conversas em paradas.

Outros motociclistas afirmam adorar o maior contato com a natureza, respirar o puro, o sentir o vento batendo contra o corpo, conseguir ver mais de perto toda a fauna e a flora do trajeto.

E se considerarmos o  nosso atual estado pandêmico, a viagem de moto acaba sendo mais segura contra o covid-19, viajando sozinho, você não precisa se preocupar em contaminar ou ser contaminado por outras pessoas. 

Caso viaje em grupo, ainda pode- e deve- exigir que as pessoas do grupo façam o teste para covid-19 antes e depois de viajar, garantindo maior controle com seus parceiros de viagem.

2 Comentários
Escreva um comentário