Um guia completo para entender de vez os tipos de motos

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Um guia completo para entender de vez os tipos de motos

Assim como os carros, as motos também possuem seus estilos.

Quem curte carros ou só quem busca por trocar ou comprar carro já conhece os modelos de hatch, sedã e SUV. Mas quando falamos em motociclistas, os estilos não são tão conhecidos. E sim, as motos também são classificadas por estilos.

As características que são levadas em consideração são a cilindrada, a posição de pilotagem, a presença ou ausência de carenagens, o tipo de chassi e, é claro, o estilo. Algumas são feitas para rodar exclusivamente sobre o asfalto (on road), e neste universo estão as categorias Custom, City e Street.

Outras, porém, são preparadas para encarar trilhas leves ou pesadas (off-road). E dentro dessa linha de motos estão as Trails e Big Trails.

Vamos começar apresentando a Scooter

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As scooters geralmente são destinadas ao público mais jovem, não é regra, mas acontece. Os cilindradas entre 50 cm³ e 150 cm³. Elas são muito práticas, econômicas e equipadas com cambio automático.

A posição do piloto, que viaja sentado, ao invés de montado, é uma das principais características que definem um scooter. Enquanto os pés ficam avançados e são acomodados em piso planos, horizontais ou inclinados. Esta característica muda totalmente o tipo de pilotagem em relação a uma moto tradicional.

Além disso, normalmente os Scooters são equipados com nichos para acomodar pequenos objetos e alças para pendurar uma sacola. E, em alguns casos, até espaço debaixo do banco para se carregar um capacete.

Cub

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Outro segmento é Cub. O modelo lembra uma Scooter mas se diferencia em alguns pontos. Aqui o condutor viaja sentado, parecido com um segmento normal e os pés com apoio nas pedaleiras.

Que dispensa a embreagem, e o manete esquerdo, e é munida de câmbio semiautomático. Também são motos de baixa cilindrada, em torno de 100 cm³ e 125 cm³. A economia de combustível é ponto bem forte nesse segmento.

Modelos esportivos

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As esportivas são famosas na rua pelas suas aceleradas. Como o modelo dela é esportivo, o condutor acaba ficando inclinado para frente com o peito rente ao tanque para reduzir a resistência do vento.

Contudo, se por um lado são equipadas com design e carenagens aerodinâmicas de linhas arrojadas, por outro quase não oferecem conforto. As suspensões são rígidas, o banco tem pouco aconchego (quase sempre) e o guidão é avançado.

Essas motocicletas podem ser encontradas em várias faixas de cilindrada: baixa, média ou alta. E podem chegar a ter até 1.200 cm³. As esportivas encantam por onde passam, seja pelo visual futurista ou pelo ronco dos escapamentos. Não é à toa que é o tipo de moto utilizada nas corridas de Moto GP e Super Bike.

Naked

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O modelo Naked é o ideal para a circulação dentro da cidade. Apesar de serem desprovidas de carenagens – daí a origem de toda a sua beleza. A pouca roupagem, porém, deixa os pilotos muito expostos à força do vento em altas velocidades.

Também são encontradas em uma vasta gama de cilindradas que vão de 200 cm³ a até 1.000 cm³. As nakeds menores, de até 500 cm³, ficaram conhecidas como street, por serem mais utilizadas dentro das cidades – como o próprio nome sugere.

Custom

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São genuínas estradeiras. Feitas também para rodar pelas ruas dos grandes centros, mas seu habitat natural são as rodovias. Seu design privilegia o conforto, com altura de assento mais baixa, suspensões parrudas, garfo (suspensão dianteira) longo e guidão elevado – que proporciona maior bem-estar na pilotagem.

Também são as preferidas pelas tribos que adoram adereços nas jaquetas de couro e enfeites cromados nas motos. Curiosamente, a nomenclatura Custom praticamente virou sinônimo da emblemática marca Harley-Davidson, que se especializou nesse tipo de moto.

As Customs são caracterizadas por terem motores grandes, às vezes enormes, e suas elevadas cilindradas que podem ir de 500 a 1.800 cm³, ou ainda mais.

Trail e Big Trail

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Elas têm alturas de assento, suspensão e de guidão bem elevadas. Esse porte facilita ao piloto vencer terrenos acidentados posicionado em pé sobre as pedaleiras. De quebra, ainda ajuda a transpor os corredores de carros no trânsito, passando com as manoplas por cima dos retrovisores.

Oferecem ótima ciclística (maneabilidade) e contam com carenagens que ajudam a viajar tranquilo em velocidade de cruzeiro. São tanto indicadas para quem roda exclusivamente por ruas pavimentadas, ou para quem quer pegar uma trilha aos finais de semana. E é uma das categorias com mais oferta de motorização.

Não é por acaso que acabaram ficando muito caras e também muito visadas para roubo e furto. Com o preços dos seguros nas alturas. Afinal, as trails e big trails estão bem mais tecnológicas, e com desempenho de esportivas, só que oferecendo muito mais conforto.

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Fonte: Auto Esporte Globo

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