Cuidado com os pneus da sua moto

Cuidado com os pneus da sua moto

Cuidado com os pneus da sua moto

Você sabe exatamente como ter o cuidado com os pneus da sua moto? Muitos dizem que sim mas na prática acabam não tendo o cuidado necessário e não dão a devida importância. Mas estamos aqui para ajudar a te manter sempre seguro(a).

Seguem algumas dicas de cuidado com os pneus da sua moto.

Vale lembrar que a segurança do motociclista depende de uma série de fatores e uma das mais importantes está na condição do seu pneu. Além de garantir sua segurança se o pneu não estiver em boas condições você poderá ser multado(a).

Uma dica muito bacana é que em todos os pneus existe uma marca TWI (Tread Wear Indicator), que nada mais é que um indicador de desgaste da banda de rodagem que indica o limite de uso e que precisa ser verificado com frequência.Cuidado com os pneus da sua moto

Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atingir o TWI está na hora de trocar o pneu.

Pela legislação brasileira, a profundidade mínima dos sulcos de um pneu de motocicleta é de 1,0 mm. Se o sulco atingir essa profundidade em qualquer ponto do TWI, o pneu deve ser substituído.

Podemos localizar facilmente onde estão os TWI do pneu – há na lateral dos pneus a inscrição TWI Naquela direção ele vai encontrar o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu.

TWI (Tread Wear Indicator)

Mas antes de chegar no desgaste, aqui vão algumas dicas para manter a vida útil do seu pneu.

  • Calibre semanalmenteCuidado com os pneus da sua moto

É muito importante que mantenha sempre calibrado dentro das especificações do fabricante. O recomendado é que seja semanalmente. Não esqueça de regular a pressão de acordo com as situações como: carona na garupa, carga ou apenas o condutor.

  • Evite altas velocidades e curvas

Sim, a velocidade e as curvas são o que mais desgastam o pneu. Quando você aumenta a velocidade da sua moto é provocado um super aquecimento que gera o desgaste da banda de rodagem.

  • Não faça a troca de pneus em um local que não conheça

Evite trocar o pneu em lugares que não são de confiança. Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma moto pode ter o talão (friso de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequada;

  • Mantenha sempre alinhadoCuidado com os pneus da sua moto

Mantenha o alinhamento correto para que a roda esteja sempre no alinhamento certo com o piso.

  • Jamais utilize pneus recauchutados

Não utilize pneus recauchutados ou com qualquer tipo de reforma, além dos riscos é proibido por lei.

  • Utilize aros corretos para o modelo da sua moto

Nunca utilize pneus ou aros que não estejam de acordo com as especificações do fabricante, isso pode comprometer todo o desempenho da moto.

  • Rodas balanceadas sempre

As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus.

  • Não faça adaptações nas câmeras de ar

Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Em motos, os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim.

  • Mantenha o quadro alinhado da sua moto

A moto sempre deve estar com o “quadro” alinhado, caso contrário a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.

Agora queremos saber, de todos itens acima, qual você mantem sempre em dia? E se não está em dia, pretende colocar algum desse item na sua rotina? Conta pra gente aqui nos comentários. 

Aproveite e confira nossas novidades clicando aqui.

Nos siga nas redes socias

Escreva um comentário

Subir ao topo