Conheça as especificações do pneu da sua moto

Conheça as especificações do pneu da sua moto

Conheça as especificações do pneu da sua moto

O pneu é o ÚNICO elemento de contato entre a moto e a estrada. Por esse motivo a manutenção correta e conhecimento de suas características, são importantes para garantir a sua segurança em qualquer situação, aumentando a vida útil dos pneus. Além disso também te ajudam na hora de pesquisar qual pneu comprar para moto.Conheça as especificações do pneu da sua moto

Um alerta bem importante e que poucos motociclistas sabem é que se você dirige com pneus com uma profundidade de sulco menor que 1.6 mm, você pode ser multado.

Mas o que é essa tal profundidade de sulco? 

Essa profundidade de sulco é um desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem. E quando esta saliência se igualar à banda de rodagem, estará sendo indicado o momento da troca dos pneus.

Conhecendo as marcações 

Há diferentes marcações na lateral do pneu. Além do nome da marca e da linha, você encontra a medida e as características do pneu: a largura nominal, relação entre a altura nominal da secção e a largura nominal da secção, a estrutura ou o código de construção, o diâmetro do aro e o índice de carga e velocidade.

Pressão

A pressão do pneu atinge a segurança e economia da sua motocicleta. Ela deve ser conferida mensalmente principalmente se você fizer viagens longas. Por isso não esqueça, sua segurança em primeiro lugar, faça mensalmente esse controle.

A distância de frenagem está relacionada à pressão do pneu. Em uma velocidade de 100km/h, a distância de frenagem com pneus corretamente inflados será de 40m. Já com os pneus murchos, a distância aumenta para 42,2m. O desempenho, consequentemente, aumenta em aproximadamente 6%, igual a 2,4m.

A pressão de ar incorreta causa desgaste irregular do pneu. A pressão muito baixa causa o desgaste da borda, proporcionando o risco de dano estrutural do pneu. A pressão muito alta causa desgaste no centro do pneu.

Características 

Um pneu é feito de borracha, aço e fibras. O aço e as fibras são materiais estruturais; a borracha tem a função de protegê-los contra as influências do ambiente. A borracha também pode sofrer danos por elementos químicos ou outras influências do meio ambiente:

  • Objetos cortantes, impactos intensos e maus tratos podem causar defeitos estruturais visíveis e invisíveis
  • Também a pressão do pneu muito baixa pode causar defeitos estruturais
  • Altas temperaturas e a luz solar podem destruir a borracha

Antes de comprar um pneu

Escolha modelos sempre o modelo que tenha as medidas sugeridas pelo fabricante da moto. Se por exemplo você colocar um modelo mais largo pode comprometer a segurança, mudar o comportamento da moto e aumentar o consumo de combustível. Por tanto siga sempre as instruções do seu fabricante.

Marcas

As melhores marcas de pneu de moto você encontra aqui na Angels Moto. Pioneiras no mercado prometem muito mais segurança.

Pneu Moto Pirelli, Pneu Moto Levorin, Pneu Moto Metzeler.

Modelos

Os modelos são variados por isso é importante conseguir identificar as especificações dele (ensinamos no item “Conhecendo as marcações).

Fonte: Pirelli e O Estado de S. Paulo.

Escreva um comentário