As 5 dúvidas mais frequentes dos motociclistas

As 5 dúvidas mais frequentes dos motociclistas

Em nossa loja sempre ouvimos várias dúvidas e resolvemos trazer aqui pra vocês as 5 dúvidas mais frequentes dos motociclistas.

1. Quando fazer manutenções periódicas?

Em motocicletas de até 300 cilindradas, recomenda-se que a 1ª revisão seja realizada por volta dos 1.000 km ou 6 meses a partir da data da compra (neste caso, o que acontecer primeiro). As próximas revisões devem ser realizadas aos 4.000 km, 8.000 km, 12.000 km, e assim por diante (de 4 em 4 mil Km).

Já nas motocicletas que possuem mais de 300 cilindradas,recomenda-se que a 1ª revisão seja realizada aos 1.000 km ou 6 meses a partir da data da compra (também, o que ocorrer primeiro). As revisões posteriores precisam ser realizadas aos 6.000 km, 12.000 km, 18.000 km, e assim por diante (de 6 em 6 mil Km).

*Essas informações são válidas para motos produzidas atualmente no mercado. Salienta-se a importância de olhar no manual do proprietário a indicação do intervalo das revisões.

2. Quando fazer a segunda troca de óleo?

As 5 dúvidas mais frequentes dos motociclistas

Troca de óleo na motocicleta

O óleo indicado pelo fabricante normalmente foi especialmente desenvolvido para o motor daquela motocicleta em questão, com características próprias de lubrificação e viscosidade, entre outras. O óleo é o elemento que mais afeta a vida útil do motor, portanto fique atento em utilizar sempre o óleo recomendado e trocá-lo no intercalo indicado (verifique no manual do proprietário, em “Manutenção e Ajustes”, a periodicidade indicada de troca de óleo).

Com frequência, o motociclista preocupa-se com a marca do óleo que utiliza. Além disso, conforme o local onde vai rodar com sua moto, é imprtante observar características de clima e condições da pista, pois o uso do óleo está diretamente ligado às suas especificações e também classificações.

Observando a tabela acima, o óleo 20W40 é o ideal para rodar no Brasil, visto que no país ninguém anda abaixo de -5ºC e, dificilmente teremos 50ºC de temperatura.

3. Qual o intervalo da troca de óleo?

As 5 dúvidas mais frequentes dos motociclistas

Troca de óleo

Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito de funcionamento do motor, lubrificando, limpando e aumentando a sua vida útil.

Na grande maioria dos modelos de motocicleta, a primeira troca de óleo precisa ser realizada por volta dos 1.000 km. As próximas trocas serão em intervalos de 4.000 em 4.000 km nos modelos de até 300 cilindradas e de 6.000 em 6.000 km nos modelos acima de 300 cilindradas.

Lembretes:
– É natural que o nível de óleo baixe, portanto, verifique constantemente e complete, se necessário.
– Troque uma vez por ano ou a cada intervalo indicado na tabela de manutenção, conforme manual do proprietário (o que ocorrer primeiro).
– Efetue a troca com mais frequência caso utilize a motocicleta regularmente sob condições de poeira, como em vias não pavimentadas, estrada de chão, etc.

4. Quando e porquê calibrar os pneus?

As 5 dúvidas mais frequentes dos motociclistas

Calibragem de pneu na motocicleta

A pressão e as condições dos pneus são fundamentais para maior estabilidade, conforto, segurança e durabilidade dos mesmos. Veja no manual do proprietário qual a pressão correta dos pneus de sua motocicleta e calibre-os quinzenalmente, ou a cada 1000 Km (o que ocorrer primeiro).

5. Quando fazer a manutenção do filtro de ar?

O filtro de ar deve ser limpo e trocado periodicamente. Este componente é fundamental para que impurezas do ar não cheguem até a câmara de combustão, podendo danificar o cilindro, por exemplo, o que pode gerar um grande prejuízo. Então, siga rigorosamente o plano de troca e limpeza (quando aplicável).

Dica: Efetue a troca do filtro de ar com mais freqüência caso utilize a motocicleta regularmente sob condições de poeira, como em vias não pavimentadas, por exemplo.

Importante: Se o filtro de ar de sua motocicleta for do tipo “viscoso” nunca tente limpá-lo, apenas substitua-o. Verifique no manual do proprietário mais detalhes sobre a manutenção deste componente na sessão “Manutenção e Ajustes”.

Nos siga nas redes sociais

2 Comentários
  • Responder
    24 de novembro de 2019, 16:53

    A Highway 1 ou The Pacific Coast Highway e uma das estradas mais famosas e mais bonitas dos Estados Unidos, sao 730 quilometros de paisagens de cair o queixo com direito a praias, parques nacionais, vinicolas e ate um castelo. Percorremos o trecho que liga Sao Francisco a Los Angeles na California, e nos proximos paragrafos dividiremos com voces muitas dicas de paradas imperdiveis e de como planejar sua viagem ou como os gringos gostam de chamar: road trip . A Highway 1 e muito mais do que uma estrada, e uma viagem inteira repleta de paradas lindas e cidades super interessantes. Se na teoria percorrer os 730 Km em apenas um dia e perfeitamente possivel, na pratica e um grande desperdicio. Desperdicio de tempo (por que da para fazer a mesma viagem por dentro de forma muito mais rapida) e desperdicio de paisagens maravilhosas passando por voce sem que voce tenha tempo suficiente de aproveitar. Nao recomendo e pronto!

Escreva um comentário

Subir ao topo