Antena corta pipa ou protetor de pescoço?

Antena corta pipa ou protetor de pescoço?

Antena corta pipa ou protetor de pescoço?

Todo motociclista que passa diariamente por estradas muito próximas a regiões urbanizadas acaba sentindo medo e preocupação com os fios de pipa que podem atravessar seu caminho. O uso de cerol, mistura cortante de vidro moído e cola, é comum entre adultos e crianças que empinam pipas e desejam cortar o fio dos “concorrentes” na brincadeira.

Antena corta pipa ou protetor de pescoço?

O resultado é que o número de acidentes com as linhas afiadas – muitos instantaneamente fatais – é cada vez maior. Mas a ameaça das linhas cortantes também se estende a pedestres, ciclistas, paraquedistas, praticantes de voo livre e até pássaros.

Mesmo não havendo estatísticas oficiais a respeito, estudos apontam que, entre os motociclistas, de cada dez lesões, oito atingem a região entre o pescoço e a face. Em sua maior parte, as mortes são causadas pela grande perda de sangue decorrente de cortes profundos nas artérias que passam por essa região.

Por esse motivo listamos duas opções para você se proteger:

Antena corta pipa

Antena corta pipa ou protetor de pescoço?

Este é o item mais importante para motociclistas que trafegam em área de risco com cerol. A Antena Corta Pipa é uma haste metálica que fica estendida diante do motociclista e possui um gancho na ponta com a parte interna afiada, o que prende o fio e já realiza o corte do mesmo. Este item dificulta a aproximação do fio cortante no corpo e, principalmente, no pescoço do motociclista. Há inúmeros modelos disponíveis no mercado, com opções retráteis e fixas.

Geralmente quem tem moto esportiva costuma não gosta muito de utilizar a antena mas salientamos a importância. 

Antena corta pipa ou protetor de pescoço?

Protetor de pescoço

O protetor de pescoço além de ser uma ótima opção para quem sofre com ventos na região do pescoço, ele protege da chuva quando colocado externamente, por cima da jaqueta, possui no seu interior 4 cabos de aço de aproximadamente 1,8mm nas extremidades e no centro, contra as linha cortantes de pipas e é reforçado com cabos de aço flexíveis.

 

Mas eai, Antena corta pipa ou protetor de pescoço? Qual o melhor?

De acordo com Geraldo Tite Simões, jornalista especializado em motociclismo e instrutor de pilotagem do curso SpeedMaster, as antenas são mais seguras porque evitam que a linha venha de encontro ao corpo do motociclista, mas algumas motos, como as superesportivas, não permitem sua instalação, por causa do desenho do guidão. Por outro lado, a proteção cervical é ineficiente se a moto não possuir a antena e a linha atingir a região abaixo do pescoço; daí a importância de se pilotar sempre usando jaqueta e luvas. 

Curiosidade: Em São Paulo, a Lei nº 12.192, de 2006, prevê multa de cinco Unidades Fiscais (Ufesp), no total de R$ 96,85, para quem for flagrado utilizando linhas cortantes. O infrator pode responder também pelo crime de Lesão Corporal (Artigo 129 do Código Penal) ou Homicídio Culposo (Artigo 121), se houver a morte da vítima. Caso o infrator seja menor de 18 anos, os pais serão responsabilizados criminalmente.

Nos siga nas redes sociais

Escreva um comentário

Subir ao topo